5 Dicas para prevenir ou amenizar as varizes

As varizes, além de serem um problema estético, interferindo na autoestima de muitas mulheres, também podem representar um sério risco à saúde, podendo desencadear uma série de doenças.

Infelizmente, pesquisas apontam que mais de 50% da população sofre desse problema, que pode aparecer como pequenos vasinhos, ou veias grossas e salientes.

Para quem não sabe, varizes são dilatações das veias que acabam gerando dores e sensações desconfortáveis ao corpo, impedindo a circulação do sangue, o que piora ainda mais o estado das regiões afetadas.

Principais causas das varizes

As varizes costumam aparecer com maior incidência nas mulheres, principalmente, durante a gestação, mas também podem surgir em pessoas sedentárias, obesas ou com predisposição genética.

Embora, geralmente, as varizes seja um problema crônico, em alguns casos, no entanto, dependendo do grau, elas podem ser tratadas.

Em casos graves, porém, o tratamento pode ser cirúrgico, embora, mesmo assim, não há garantia de que o problema não volte a aparecer.

Mas, a boa notícia é que, na maior parte dos casos, as varizes podem ser evitadas, bastando seguir algumas dicas, tais como:

Mudar o estilo de vida

Praticar exercícios, caminhar, andar de bicicleta, são atividades que ajudam a circulação e ainda contribuem para a perda de peso. E, claro, junto com essas atividades, é preciso investir em uma alimentação mais saudável, baseada em fibras, rica em nutrientes, frutas, cereais, verduras e legumes.

Opções naturais

Alguns fitoterápicos são muito benéficos para tratar as varizes, principalmente, os vendidos em farmácias de manipulação. Procure consultar um especialista para descobrir o que pode ser mais eficaz no seu caso.

O creme para varizes Varizero funciona muito bem e também é um produto natural.

Vale ainda apostar em opções naturais como o ginkgo biloba, que ajuda no alívio da dor e proporciona maior resistência à circulação local, ou em hamamélis e aloe vera, que além de possuírem ação antioxidante, também agem no combate ao bloqueio das veias.

E, como não poderia deixar de ser, nunca é demais apelar para um bom escalda-pés com água morna de ervas fervidas, que ajuda a aliviar os sintomas do problema.

Pernas para cima

Outra dica é reserve, todos os dias, uns 15 minutos com as pernas para cima, para fazer com que o sangue desça, e assim diminuir as dores. E ao se deitar, procure dormir com as pernas mais elevadas que o corpo.

O importante é, seja no trabalho ou em casa, procurar fazer intervalos para relaxar as pernas, evitando longos períodos sem movimento.

Meias de compressão

Já bem conhecidas, as meias de compressão são ideais para casos onde há dores e inchaços, podendo ser encontradas em lojas de equipamentos hospitalares ou ortopédicas especializadas. E vale evitar usar calçados, calças e meias muito apertadas por longos períodos, dando uma folga aos seus pés.

Invista em Massagens e terapias

Nessa luta para combater as varizes ou seus sintomas, vale apelar para massagens relaxantes, terapêuticas, drenagem linfática, acupuntura, aromaterapia, cromoterapia. Ou, se preferir, pode também apenas fazer massagens leves nos locais das varizes, deslizando os dedos na direção oposta aos pés, no caminho do coração. Uma dica é usar óleos de alecrim e lavanda.

Lembrando que essas são dicas para casos mais leves, pois, se sentir dores muito fortes, é preciso procurar ajuda profissional o mais rápido possível, para  que seja analisada a situação das pernas.

Leave a Reply