Aminoácidos: O que são? Para que servem?

01/2017

Aminiácidos okAminoácidos em geral são monômeros que constituem proteínas por ligações peptídicas, diferentes tipos de aminoácidos são encontrados, e no esporte os mesmos desempenham diversas funções, agindo muitas das vezes como recursos ergogênicos nutricionais. Em geral os aminoácidos são utilizados de forma isolada e combinadas, formando um outro composto com efeitos que auxiliam o desempenho, recuperação ou aumento de oferta energética no esporte. Os aminoácidos são classificados em 2: essenciais (histidina, isoleucina, leucina, lisina, metionina, fenilalanina, treonina, triptofano e valina)  e não-essênciais (alanina, asparagina, ácido aspártico, cisteína, ácido glutâmico, glutamina, glicina, prolina, serina e tirosina).

 

Para que serve os AMINOÁCIDOS

Diferentes ações são promovidas pelo uso de aminoácidos, entre elas: construção muscular, inibição do catabolismo, síntese de hormônios e outros diversos processos metabólicos no corpo. No esporte são conhecidos algums aminoácidos, devido a sua maior incidência por técnicos e atletas, dentre eles estão o BCAA, Arginina, Creatina e a Glutamina.

 

BCAA: O BCAA (Branch Chain Amino Acids) são aminoácidos de cadeia ramificada, essenciais e provenientes de 3 aminoácidos: valina, isoleucina e leucina. Tem como principal função evitar o catabolismo proteico, prolongar o desempenho e aumentar a síntese de proteína.

 

Arginina: A arginina está ligada diretamente a produção de Óxido Nítrico (NO) e uma maior secreção do Hormônio do Crescimento (GH), causando o vasorrelaxamento dos vasos sanguíneos, regulação da pressão sanguínea, potêncializador da transmissão de sinapses e outros eventos decorrentes um um maior fluxo sanguíneo (Cerqueira e Yoshida, 2002).

 

Creatina: A creatina é uma combinação de três aminoácidos: arginina, glicina e metionina (Biesek et al, 2010). Diversos estudos já tornam bem conclusivos os efeitos da creatina, são eles: maior retenção hídrica (inchaço muscular) e regeneração de ATP no exercício

 

Glutamina: É o aminoácido mais encontrado no plasma, se tornando assim indispensável para estados catabólicos. Quando ingerida, ajuda a eliminar a amônia do corpo, aumenta a síntese proteica, atua como antioxidante e controla o sistema imunológico.

 

Benefícios dos AMINOÁCIDOS

Além da síntese proteica, os aminoácidos agem como substratos energéticos para o exercício, estimulam o crescimento, auxiliam no sistema imune, aumentam a oferta de substratos para o exercício e desempenham outras funções vitais como reguladores hormonais.

 

Malefícios dos AMINOÁCIDOS

O malefício só é visto em indivíduos que ultrapassam a dosagem recomendada, sobrecarregando de forma excessiva os nefróns, que por sua vez não eliminam com facilidade a amônia decorrente do excesso de nitrogênio presente na estrutura dos aminoácidos. O excesso pode causar estresse renal!

 

 

Ingestão dos AMINOÁCIDOS

As dosagens seguem a rotulação do produto, uma vez que passam por profissionais qualificados que entendem o processo fisiológico de cada aminoácido no corpo. Não exceder de forma alguma os nutrientes e substância passadas no suplemento alimentar!

 

 

Referências Bibliográficas:

Cerqueira NF, Yoshida WB. ”Óxido nÌtrico: revisão. Acta. Cir. Bras. v. 17, n. 6, p. 417-23, Nov./Dez., 2002.

Corrêa, D. A. Suplementação de creatina associado ao treinamento de força em homens treinados. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, São Paulo. v. 7. n. 41. p. 300-304. Set./Out., 2013.

Fontana, K. E.; Casal, H. M. V. Creatina como suplemento ergogênico. Lecturas: Educación física y deportes, n. 60, 2003.

Gualano, B.; Acquesta, F. M.; Ugrinowitsch, C.; Tricoli, V.; Serrão, J. C.; Lancha Júnior, A. H. Efeitos da suplementação de creatina sobre força e hipertrofia muscular: Atualizações. Rev. Bras. Med. Esporte, v. 16, n.3, Mai./Jun., 2010.

Peralta, J.; Amancio, O. M. S. A creatina como suplemento ergogênico para atletas. Rev. Nutr., Campinas, v. 15, n. 1, p. 83-93, Jan./Abr., 2002.

Rogero, M. M.; Tirapegui, J. O. Aminoácidos de Cadeia Ramificada, Balanço Protéico Muscular e Exercício Físico. Nutrição em Pauta, v.83, p.28-34, 2007.

 

Aminiácidos ok

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Comentários:

publicidade