Campeonato Mundial de Asa Delta 2017

05/2017

Válido como 21º Mundial entre os homens e o 14º Mundial entre as mulheres, evento tem confirmada a participação de mais de 140 pilotos de 25 países e será realizado entre os dias 6 e 19, com voos entre Formosa (GO) e a capital federal.

311626_702638_292880_635057_57Durante o período de duas semanas, a capital federal brasileira será invadida pelos melhores pilotos de voo livre do mundo, para o Campeonato Mundial de Asa Delta da FAI (Federação Aeronáutica Internacional), válido como a 21ª edição para os homens e a 14ª para as mulheres. A competição terá início em 6 de agosto e término no dia 19, reunindo mais de 140 pilotos de 25 países já pré-confirmados. Enquanto Brasília e municípios vizinhos receberão as aterrissagens, a cidade de Formosa, em Goiás, terá as decolagens no Vale do Paranã, a 92 km do Distrito Federal, com uma rampa a cerca de 1.000 metros de altitude e, por possuir clima seco, atrai atletas brasileiros e estrangeiros praticantes do esporte.
“Além de Brasília ter as condições climatológicas muito propícias para o voo livre, a cidade tem uma história muito forte no cenário da modalidade no Brasil e no mundo. Já foi sede do Campeonato Mundial em 2003 e depois destes anos todos seguiu como sede das etapas do Brasileiro de Asa Delta, sendo uma das mais disputadas do circuito, com grande quantidade de provas e estabilidade em termos de clima”, conta Dioclécio Rosendo, vice-presidente da Confederação Brasileira de Voo Livre (CBVL).

“Outro fator que chama atenção para cidade-sede do evento, é que você voa do interior e vem na direção da cidade. Assim, é uma forma de presentear não somente o público de Brasília e municípios vizinhos, como também os pilotos participantes da competição, que decola da zona rural e vem pousar na região urbana de, nada mais nada menos, do que uma capital federal”, complementa o dirigente da CBVL.

Até o momento, 144 pilotos estão pré-inscritos na competição, faltando apenas a aprovação da organização. Eles representam 25 países: Alemanha, Argentina, Austrália, Áustria, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, EUA, Equador, França, Guatemala, Holanda, Inglaterra, Itália, Japão, Liechtenstein, México, Noruega, Nova Zelândia, República Tcheca, Rússia, Suécia, Suíça, Uruguai.

Favoritos – No masculino, o favorito é o atual campeão mundial, o italiano Christian Ciech, vencedor em 2015 no Valle de Bravo, no México. Outros pilotos, também candidatos ao título, são os atuais três primeiros do Ranking FAI: o australiano Jonny Durand, número 1 do mundo e vencedor do Pré-Mundial em 2016, disputado em Brasília, o brasileiro André Wolf e o austríaco Thomas Weissenberger. Entre as mulheres, as favoritas são a japonesa Yoko Isomoto, a atual campeã do Mundo, e a alemã Corina Schwiegershausen, que ocupa a segunda posição no Ranking Femimino da FAI.

“Como teremos muitas provas e o nível técnico dos participantes é bem elevado, embora alguns pilotos possam ser citados como favoritos no individual, teremos facilmente de dez a doze nomes que podem conquistar esse título”, avalia Dioclécio. “Entre as nações, a disputa também promete ser bastante acirrada. Os italianos, atuais campeões mundiais e vencedores do Pre-Mundial do ano passado, em Brasilia, mesmo sem alguns de seus principais pilotos competindo, terão um páreo duro pela frente contra o time brasileiro, que atualmente lidera o Ranking FAI de nações e tem cinco pilotos entre os dez primeiros do rankig mundial”, conta Dioclécio Rosendo. Além de André Wolf, estão no top 10 David Brito Filho, Álvaro Sandoli, O Campeonato Mundial de Asa Dela, uma realização é da Confederação Brasileira de Voo Livre e Zenith Marketing, tem a Voe Tur como agência oficial de turismo.

Serviço:
Campeonato Mundial de Asa Delta
Data: 6 a 19 de agosto
Local: Rampa do Vale do Paranã, em Formosa (GO)

 

 

 

 

 

Comentários:

publicidade