Como perder peso sem perder saúde

Terminada a crise no final do feriado, é hora de colocar em ordem nossa vida e nossa comida. E, aliás, perca os quilos extras que trouxemos como lembrança. Para fazê-lo de maneira saudável, escreva estas duas regras: sem pressa e sem milagres …

Diante da inundação de dietas milagrosas e de ocorrências perigosas, os especialistas se esforçam para esclarecer alguns pontos. A primeira é que, em uma boa dieta, não há proibições: se for proibido pão, chocolate, carne ou macarrão, não é recomendável.

Segundo: nem pense em perder muitos quilos por semana. “A taxa desejável de perda de peso é entre meio e um quilo por semana, embora durante o primeiro mês possa haver uma perda maior.

E terceiro: a dieta não é algo restritivo e pontual, mas um aprendizado de uma alimentação saudável que será mantida ao longo do tempo e nos fará perder quilos e, além disso, não voltar.

Os especialistas são claros: se você deseja perder peso de maneira saudável, deve fazê-lo lentamente. Porque quando o corpo recebe mais calorias do que consome, elas são armazenadas na forma de tecido adiposo.

Portanto, perder peso da maneira certa significa perder gordura, e não é isso que fazem as dietas drásticas que matam os quilos, eliminando líquidos e fazendo o músculo desaparecer, enquanto a gordura permanece.

Se você quiser fazer o certo, tome nota das regras que você não deve ignorar:

O que comer? Em uma dieta balanceada, as proporções recomendadas de nutrientes são entre 50 e 60% de carboidratos (frutas, vegetais, grãos integrais, sem exceder 10% de açúcares simples); entre 10 e 15% de proteínas (carnes magras, legumes, ovos, peixe …); e entre 30 e 35% de lipídios ou gorduras (principalmente gorduras insaturadas, como azeite ou nozes).

Quanto? Para perder peso, é importante reduzir as porções e restringir alimentos muito calóricos, mas nunca abaixo de 1.200 calorias / dia.

E quando? O que é comido é tão importante quanto quando é comido. Segundo  pesquisas, “aqueles indivíduos que atrasam a refeição principal do dia até mais de 15 horas mostram perda de peso significativamente menor do que aqueles que comem mais cedo”.

Portanto, é aconselhável não pular o café da manhã, comer por volta das duas e jantar entre as nove e as nove e meia. E insira uma refeição leve no meio da manhã e outra no meio da tarde.

Importância aos líquidos: Ingerir bastante líquido durante o dia é fundamental, pode ser um cha 17 ervas, suco, etc, mas o mais importante é tomar muita, mas muita água mesmo, durante várias horas do dia.

Produtos sazonais: uma ajuda no outono

MANDARINO, LARANJA, POMELO. Entre as muitas virtudes saudáveis ​​das frutas cítricas, está a de ser uma importante fonte de fibra alimentar, que combate a constipação e ajuda você a se sentir satisfeito. Maçãs, também muito ricas em fibras, têm o mesmo efeito saciante.

COELHO, MEL … Essas carnes são pobres em gordura, mas muito nutritivas: são ricas em proteínas de alto valor biológico e possuem um alto teor de minerais como ferro, zinco, selênio, potássio e fósforo.

COGUMELOS. Eles são recomendados em todas as dietas de emagrecimento devido ao seu alto teor de água, proteínas e fibras; Eles não fornecem gordura, eles são muito baixos em calorias.

ALCACHOFRA. Tem reputação de queimar alimentos, mas, na realidade, suas virtudes vêm do fato de conter apenas um por cento de gordura e uma pequena quantidade de carboidratos e proteínas. Portanto, seu valor calórico é muito baixo.

Agora, com estas dicas vai ficar muito mais fácil perder peso sem prejudicar sua saúde!

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