XIII Congresso Internacional de Nutrição Funcional

10/2017

Dra. Valeria Paschoal - Diretora da VP Centro de Nutricao Funcional e presidente do Congresso“Novas Perspectivas da Nutrição Funcional: Alimentando um futuro sustentável”, foi o tema da edição 2017.

O congresso integrou duas áreas da Nutrição: a Nutrição Clínica Funcional e a Nutrição Esportiva Funcional, além do auditório “Espaço Culinário” onde passaram Nutricionistas e Chefs da culinária orgânica e funcional.

A Dra Valéria Pascoal deu inicio às atividades do evento com a coletiva de imprensa, onde explanou todos os desafios e avanços, sobretudo das ações realizadas para promover maior inclusão de alimentos orgânicos e sustentáveis. As PANCS – plantas alimentícias não convencionais, também foi tema brilhantemente discutido, e podem estar presentes na refeição.

A Nutricionista Lívia da Cruz Esperança, Coordenadoria de Alimentação Escolar municipal de São Paulo, esteve presente na coletiva, dentre representantes da comunidade científica. Declarou que desde outubro do ano passado não é entregue salsicha na refeição escolar e novas mudanças serão feitas, como a saída de néctares por suco integral de fruta. Destaca ainda que foi observado consumo elevado de algumas crianças ao repetir pão e lanches e por outro lado deixam de comer arroz e feijão, alimentos cotidianamente básicos na mesa do brasileiro.

Para aquele momento foi sancionado a Lei PL 451/ 2013,  que na época gerou grande polêmica, por controlar consumo de alguns alimentos. Na verdade, a lei foi criada para democratizar o alimento regional e promover o consumo de alimentos orgânicos. Vale destacar, ainda, o importante projeto de hortas orgânicas em escolas públicas de São Paulo, promovida pela mesma coordenadoria.

Na sala de Nutrição Esportiva Funcional estava recheada de profissionais de Nutrição, Psicologia, Coach e áreas que são importantes para o aprimoramento do profissional Nutricionista.

Destaco para as duas aulas da Nutricionista Andreia Naves, Diretora da VP – Centro de Nutrição Funcional e Presidente do evento edição 2017. Através de estudos bem delineados aborda a importância do consumo de alimentos fonte de antioxidantes durante e após o treino, frutas como a banana e a pera, ômega 3 entre outros suplementos mostraram bons para  dieta para hipertrofia muscular, entre outros nutrientes melhor orientado pelo profissional Nutricionista.

E não para por ai, o evento foi recheado lançamentos, destaco os principais abaixo:

>>>Bebidas funcionais de frutas “Life Mix”, com vitamina C e D, cálcio, fibras e ácido fólico.

>>>Isocrisp Vegan, suplemento 100% vegetal (proteína de arroz e ervilha), Suplemento vegano com mix de proteínas vegetais e Adoçante xilitol da “VitaFor”.

>>> Molho vegano de coco, Néctar de coco e chips salgados de coco orgânicos, Spray de óleo de coco da “Copra”, entre outros produtos com novas embalagens.

>>> Hamburguer e outros produtos de carne “Korin”.

>>> Barinhas veganas de proteína de arroz e ervilha “Nutrify” com nibs de cacau e alfarroba.

>>> Açaí 100% liofilizado em pó da “Açaí da Fábrica”.

>>> Sopa proteica sabor tomate e cúrcuma e Bebida de cranberry da “Essencial Nutrition”.

>>> Whey para mulheres sabor baunilha, Achocolatado premium livre de açúcar e Adoçante da “Sanavita”, com peptídeos de colágeno.

>>> Snacks saudáveis sabor chocolate “ Belive”

>>> Proteína vegana (arroz e da ervilha) e Colágeno com peptídeos bioativos de colágeno hidrolisado Verisol e Adoçante xilitol da “Vhita”.

>>> Petiskos de ervilha e cury, Barrinhas de frutas com alfarroba e produtos voltados para a saúde da mulher “Mundo Verde”.

>>> Suco de açaí e berries “Campo Largo”.

>>> Farinha de sorgo “Farofita”, espécie de grão com alto teor de proteína, vitamina e minerais.

>>> Pratos prontos da “Eat”. Tive prazer de degustar a salada de quinoa e frango desfiado em uma das pausas do congresso! Aprovadíssimo!

Juliana Rosa

Nutricionista, Consultora e colunista da Revista Endorfina

Comentários:

publicidade